Segurança

A segurança da Banca Online netCEM constitui uma prioridade para a CEM, dado o crescente aumento de fraudes bancárias e a sofisticação dos mecanismos para tal utilizados.


Pela sua importância e porque a segurança do serviço netCEM não depende apenas das medidas adoptadas pela CEM, mas igualmente das precauções tomadas pelos seus utilizadores, deixamos algumas recomendações para que possa usufruir da netCEM com total confiança.

 

Mantenha o seu PC protegido

  • Instale uma aplicação de Internet Security que inclui anti-virus, anti-spyware, anti-rootkit, anti-spam e firewall num só produto e mantenha-a permanentemente actualizada;
  • Actualize as versões do software que tem instalado, nomeadamente, service packs e patches de segurança para o sistema operativo;
  • Não instale programas via links em e-mails ou de sites não seguros;
  • Aceda ao seu computador através de password para evitar que terceiros acedam sem o seu consentimento;

Proteja os seus dados

  • Nunca abra e-mails suspeitos nem responda enviando informação confidencial ou pessoal. A CEM nunca lhe pedirá informação através destes meios;
  • Certifique-se de que o site a que está a aceder é seguro, pela existência de um cadeado no topo ou ao fundo da página e pelo endereço que deverá começar por https:// em vez de http://;
  • Nunca forneça dados confidenciais através de formulários em websites, principalmente se o site foi aberto através de um link de um e-mail (pode tratar-se de Phishing);
  • Considere a instalação de ferramentas que alertam para sites inseguros (ex. http://www.earthlink.net);
  • Preserve os seus Dados de Identificação e proteja-se contra o Phishing (http://www.antiphishing.org
  • Nunca abandone o seu computador sem fechar uma sessão aberta na netCEM;

A CEM adoptou uma série de medidas e de tecnologias de segurança, com vista à protecção do serviço netCEM, incluindo testes regulares de intrusão e auditoria permanente ao sistema:

 

1ª - Forma de comunicar com o serviço netCEM

 

Todas as comunicações efectuadas têm por base sessões seguras (SSL - Secure Socket Layer) e codificadas, utilizando certificados Verisign de forma a que seja prevenida a tentativa de acesso por intervenientes que não sejam o cliente e a netCEM.


Não é necessária a instalação de software por parte do cliente.

 

Encriptação
Todos os dados que são transmitidos entre o cliente e a netCEM são encriptados e codificados, para que não possam ser lidos nem decifrados por outrem que não o cliente e a netCEM.

 

SSL (Secure Socket Layer)
O protocolo SSL assegura a privacidade e a integridade dos dados comunicados entre o cliente e a netCEM. Em conjunto com a autenticação do cliente assegura o não repúdio e a criptografia dos dados transmitidos entre as partes.

 

 

2ª - Acesso e Utilização

 

Para aceder ao serviço netCEM é necessário que o cliente introduza um código de utilizador e um código de acesso e, aleatoriamente, 2 posições do seu Número de Identificação Fiscal (NIF).

 

Browsers recomendados
O acesso ao nosso serviço é suportado por qualquer versão de browser, sendo recomendável browsers recentes que suportem a encriptação de dados a 128 bits.

 

Teclado Virtual
Nas áreas mais sensíveis do serviço netCEM (nomeadamente na introdução do código de acesso) foi disponibilizado um teclado virtual para que os utilizadores possam digitar o código de forma protegida.

 

Cartão Matriz
O cartão matriz, composto por uma grelha de números, permite um nível suplementar de autenticação na netCEM para validar operações bancárias que não sejam de consulta. Ao utilizador é solicitada, aleatoriamente, a introdução de números que correspondam a coordenadas do cartão matriz.

 

Deve, em caso de roubo do cartão matriz, desactivar imediatamente o cartão, dirigindo-se a um dos nossos balcões ou através da netCEM.

 

Suspensão Automática do Acesso
Nas situações em que o Cliente falha por 3 vezes consecutivas a introdução do código de acesso à netCEM, a possibilidade de acesso fica interdita por 1 hora.

Aconselhamos o cliente a clicar em “sair” sempre que terminar a sua sessão no netCEM.

 


3ª - Infra-Estrutura do Sistema

 

Segurança física ao nível dos equipamentos
Todos os equipamentos informáticos envolvidos no sistema estão alojados em instalações seguras, controladas e de acesso restrito.

 

Firewall
O acesso aos equipamentos está ainda protegido por Firewalls de segurança que filtram todo o tráfego com destino ao sistema evitando a proliferação de vírus, spam, trojans e outros malwares e acessos indevidos.

 

Monitorização

O netCEM é monitorizado 24x7 com vista à certificação da segurança do sistema, identificando situações anómalas de acessos e operações indevidas. A CEM agradece que qualquer situação suspeita ou anómala seja imediatamente comunicada para a linha de apoio ao cliente netCEM – 808 22 36 24 – código alfanumérico 808 A CEMAH.  

 

4ª - Asserções Finais

A CEM espera, com estas explicações, ter contribuído para tranquilizar os seus clientes quanto à segurança do serviço netCEM para que possam usufruir do mesmo com total confiança.