Informações SEPA

SEPA significa Single Euro Payments Area ou, em português, Área Única de Pagamentos em Euros. Com a criação da SEPA deixam de existir diferenças entre pagamentos nacionais e transnacionais.

A SEPA abrange uma área superior à União Europeia, sendo constituída por 33 países europeus, 28 Estados-Membros da União Europeia e Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega e Suíça. Consumidores, empresas, Administração Publica e outros agentes económicos podem ordenar e receber pagamentos em euros através de uma única conta bancaria e tendo por base as mesmas condições, direitos e obrigações.

Os clientes CEMAH já podem efetuar pagamentos transnacionais, transferências a credito e débitos diretos de forma simples e eficaz, como se efetuassem os seus pagamentos nacionais.

 

Vantagens da SEPA

·        Utilizar uma única conta bancária para pagamentos em euros dentro da área SEPA, evitando que os clientes ou empresas tenham a necessidade de abertura de uma segunda conta no estrangeiro para efetuar transações;

·        Ter um custo menor, maior segurança e maior velocidade no tratamento de transferências dentro da área SEPA;

·        Os Débitos Diretos domiciliados pelos clientes ou cobrados pelas empresas, podem ser movimentados em contas domiciliadas em qualquer banco na área SEPA;

·        Uniformidade de regras e padrões, comuns no processamento de transações, bem como um aumento da proteção dada aos utilizadores de serviços de pagamentos.

 

Download folheto SEPA do Banco de Portugal

 

 

Software Sepa 4 Corporates

A CEMAH disponibiliza gratuitamente o software Sepa 4 Corporates, solução direcionada para os clientes empresariais, que permite formatar e validar os ficheiros trocados entre estes e a CEMAH.

Esta solução disponibiliza ao utilizador um front end para importação de ficheiros (Excel, texto ou xml), ou por recolha manual, produzindo desta forma ficheiros, de Débitos Diretos ou Transferências a Crédito, em formato C2B SEPA de acordo com a norma ISO 20022 XML. Permite também uma fácil gestão dos mandatos dos Débitos Diretos da empresa e dos beneficiários das Transferências a Crédito.

 

Características Gerais

·       Software prático e intuitivo que permite de forma simples, por introdução direta ou importação de ficheiro, gerar ficheiros C2B SEPA.

·         Contém validações dos campos, alertando o utilizador para a necessidade de  correção.

·         Importação de ficheiros respeitando uma estrutura pré definida, para que a sua leitura possa ser efetuada.

·         Gestão de Mandatos de Débitos Diretos e beneficiários de Transferências a Crédito.

·         Importação de ficheiros de retorno em formato C2B.

 

 

Requisitos mínimos para o funcionamento do Sepa 4 Corporates

Processador Dual Core ou superior.

Mínimo de 3GB de memória RAM.

Disco Rígido de 100GB.

Sistema Operativo Windows XP, 7 ou 8.

Ligação à internet para atualizações.

Instalação do Oracle Java SE versão 1.7.0_21 ou superior (disponibilizado gratuitamente na página oficial do Java). 

 

Download Sepa 4 Corporates

Download do Manual de Instalação