Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Para saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri-los, consulte a nossa Política de Cookies
PT
  • Institucional
  • Particulares
  • Empresas
  • Imóveis
  • Início
  • Institucional
    • Homepage Institucional
    • Quem Somos
      • Homepage Quem Somos
      • Mensagem do Presidente
      • Orgãos Sociais
      • Organograma
      • 125 anos
      • Identidade visual
      • Missão, Visão e Valores
    • Notícias
    • Rede Comercial
    • Informação Financeira
    • Normas
    • Contactos
  • Particulares
    • Homepage Particulares
    • Contas
      • Homepage Contas
      • Abertura de Conta
      • Conta CEM
      • Conta Ordenado
      • Conta Jovem
      • Conta Especial Particulares
      • Conta Serviços Mínimos Bancários
      • Conta Reformado CEM
      • Transferências Imediatas
      • SPIN
    • Aplicações
      • Homepage Aplicações
      • Depósitos a Prazo
      • Depósito a Prazo CEM
      • Poupança Crescente
      • Poupanças
      • Poupança CEM
      • Poupança Reformado
      • Poupança Jovem
      • Poupança netCEM
    • Crédito
      • Homepage Crédito
      • Crédito Pessoal
      • Crédito Formação e Educação
      • Crédito Automóvel
      • Crédito Habitação
      • Crédito Easy
      • Bonificação temporária de juros sobre crédito à habitação
      • Fixação temporária da prestação de crédito habitação
    • Cartões
      • Homepage Cartões
      • Cartão de Débito
      • Cartão de Crédito Clássico
      • Cartão de Crédito TAP Fly+
      • MB Way
      • 3D Secure
      • Perda, Roubo ou Extravio
    • Documentação Digital
    • Simuladores
      • Simulador Depósitos
      • Simulador Crédito
      • Crédito Pessoal e Crédito Automóvel
    • netCEM
      • Homepage netCEM
      • Serviço de banca online netCEM
      • Autenticação Forte
      • Ajuda netCEM
      • Os seus direitos quando efetua pagamentos na Europa - DSP2
  • Empresas
    • Homepage Empresas
    • Tesouraria
      • Homepage Tesouraria
      • Contas
      • Conta Negócio CEM
      • Conta Especial Empresarial
      • Conta Empresário
      • Abertura de Conta
      • Aplicações
      • Depósito a Prazo CEM
      • Poupança Crescente
      • Poupança CEM
      • Poupança netCEM
      • Pagamentos
      • Transferências
      • Transferências Imediatas
      • Pagamento de Ordenados
      • Pagamentos Correntes
      • Carta Cheque
      • SPIN
      • Recebimentos
      • Cobranças de Efeitos
      • Terminais de Pagamento Automático
      • MB Way
      • Débitos Diretos
      • SPIN
    • Financiamento
      • Homepage Financiamento
      • Curto Prazo
      • Conta Tesouraria Pré-Datados
      • Cessão de Créditos
      • Desconto Comercial
      • Médio e Longo Prazo
      • Financiamento a Médio e Longo Prazo
      • Garantias
      • Garantias Bancárias
      • Protocolos e Incentivos
      • RICTA
      • Microcrédito
      • Procap Investe
      • Competir +
      • PEE
      • Linha Capitalizar Turismo
      • Linha de Crédito Tesouraria - setor agrícola II
      • Linha de Garantias BPF InvestEU
    • Cartões
      • Homepage Cartões
      • Cartões de Débito
      • 3D Secure
      • Perda, Roubo ou Extravio
    • Documentação Digital
    • netCEM
      • Homepage netCEM
      • Serviço de banca online netCEM
      • Autenticação Forte
      • Ajuda netCEM
  • Imóveis
PT
netCEM Login
Ainda não é cliente? Aderir Ajuda
PT
netCEM
Login
Ainda não é cliente? Aderir Ajuda
netCEM Login
Ainda não é cliente? Aderir Ajuda

Incumprimento de Crédito

Informação sobre o incumprimento de contratos de crédito e a rede de apoio ao consumidor endividado 

 

 

Riscos do endividamento excessivo

As prestações do crédito constituem encargos regulares do orçamento familiar dos clientes bancários. É essencial que o cliente bancário pondere previamente se tem capacidade financeira para assegurar o pagamento das prestações decorrentes dos empréstimos que pretende contratar.

Para mais informação sobre gestão do orçamento familiar consulte o portal “Todos Contam”, em www.todoscontam.pt.

 

Risco de incumprimento

O incumprimento das responsabilidades de crédito ocorre quando o cliente bancário não paga na data prevista uma prestação do contrato de crédito que celebrou.

Os clientes com créditos em situação de incumprimento ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados.

O cliente bancário deve ter uma atitude preventiva, antecipando uma eventual situação de incumprimento. Caso antecipe dificuldades no pagamento dos seus encargos, deve alertar prontamente a instituição.

Se o cliente bancário comunicar que tem dificuldades no pagamento dos seus encargos, a instituição está obrigada, por força do Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, a avaliar o seu risco de incumprimento.

O cliente deve prestar a informação e os documentos solicitados pela instituição no prazo de 10 dias. A instituição não está obrigada a avaliar a situação se o cliente não disponibilizar a informação e os documentos solicitados.

No prazo de 15 dias após o cliente ter disponibilizado os elementos solicitados, a instituição deverá propor soluções para evitar o incumprimento do contrato de crédito, sempre que viável.

Para informar a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa Económica Bancária, S.A. da existência de dificuldades no pagamento dos seus encargos, poderá enviar uma comunicação escrita para Recuperação de Crédito CEMAH, através do correio eletrónico: recuperacao.credito@cemah.pt, ou do endereço: Rua Direita nº 118, 9700-066 Angra do Heroísmo.

 

PERSI

O PERSI - Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, criado pelo Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, visa promover a regularização de situações de incumprimento através de soluções negociadas entre o cliente bancário e a instituição.

As instituições estão obrigadas a integrar os créditos em incumprimento em PERSI entre o 31.º e o 60.ºdia após a ocorrência do incumprimento. Caso o cliente bancário tenha alertado para o risco de incumprimento, as instituições devem iniciar o PERSI logo que se verifique o não pagamento de uma prestação.

O cliente bancário com crédito em incumprimento pode solicitar em qualquer momento a integração imediata desse crédito em PERSI.

Nos 5 dias seguintes ao início do PERSI, o cliente bancário será informado desse facto, bem como dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.

 

Rede de apoio ao consumidor endividado (RACE)

Os clientes bancários com créditos em risco de incumprimento ou em atraso no pagamento das suas prestações podem obter informação, aconselhamento e acompanhamento junto da RACE, a título gratuito.

A RACE é constituída por centros de informação e arbitragem de conflitos de consumo e por outras entidades habilitadas e reconhecidas pela Direção-Geral do Consumidor. Para mais informações sobre a RACE, consulte o sítio da Direção-Geral do Consumidor na Internet, em www.consumidor.gov.pt.

 

 

Para outras informações sobre os regimes relativos ao incumprimento de contratos de crédito consulte a página da Internet da CEMAH, em www.cemah.pt, o Portal do Cliente Bancário, em http://clientebancario.bportugal.pt, e o portal “Todos Contam”, em www.todoscontam.pt.

 

 

 

Anexos

Folheto PARI - Informação sobre o incumprimento de contratos de crédito e a rede extrajudicial de apoio
(0,06 MB) a

Apoio ao Cliente
295 401 300
808 295 295*

App netCEM

Imóveis

  • Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Rede Comercial
  • Informação Financeira
  • Normas
  • Recrutamento
  • Formulário de Contacto
  • Contactos
  • Particulares
  • Contas
  • Aplicações
  • Crédito
  • Cartões
  • Documentação Digital
  • Simuladores
  • netCEM
  • Empresas
  • Tesouraria
  • Financiamento
  • Cartões
  • Documentação Digital
  • netCEM
  • Preçário
  • Segurança
  • Resolução Extrajudicial de Litígios
  • FATCA
  • Cadernos do Banco de Portugal
  • Incumprimento de Crédito
  • Informações SEPA
  • Política de privacidade e proteção de dados
  • Fundo de Garantia de Depósitos
  • Glossário
  • Serviço de Mudança de Conta
  • Livro de Reclamações Electrónico
  • OBA SIBS API Market
  • Whistleblowing

Custos da chamada: 808 295 295 - 1º minuto: 0,07€. Minutos seguintes (ao segundo): (9h-17h) - 0,0277€
295 401 300 - chamada pare rede fixa nacional

© 2017 Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa Económica Bancária, S.A. - Todos os direitos reservados. CRC de Angra do Heroísmo nº18 NIPC 512 004 803 * Capital Social € 20.338.390,00 Sede Social: Rua Direita nº118 | 9700-066 Angra do Heroísmo