COVID-19 Boas práticas a adotar na utilização de serviços bancários

O sector bancário está a acompanhar os desenvolvimentos recentes relativamente à evolução da doença por novo Coronavirus (“COVID-19”) e a seguir de forma rigorosa as recomendações da Direção-Geral da Saúde nesta matéria, com vista a assegurar a continuidade da atividade bancária com toda a normalidade.

No sentido de minimizar os potenciais efeitos de contágio associados à COVID-19, será aconselhável a adoção, por parte dos clientes bancários, de boas práticas no relacionamento com o seu banco e na utilização dos serviços bancários:

 

  • Privilegie o uso dos meios digitais ou telefónicos para realizar operações bancárias ou falar com o seu gestor.

 

  • As operações do dia-a-dia podem ser realizadas com toda a segurança e conforto através do serviço de Homebanking ou da App do banco, desde que assegurados os princípios de segurança comummente aceites.

 

  • Recorra às agências apenas em caso de absoluta necessidade, em especial, se está inserido num grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistema imunitário enfraquecido), tomando todas as práticas de proteção recomendadas (e.g. distância de segurança, utilização de unidades de desinfeção das mãos, etc.) e minimizando os contactos pessoais.

 

  • Quando não lhe for possível usar meios digitais para fazer transferências, pagar serviços ou carregar o telemóvel, utilize as ATM, no sentido de minimizar os contactos pessoais.

 

  • Evite o manuseamento de dinheiro e prefira os pagamentos com cartão (se possível contactless) ou através de meios digitais.

 

 

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