Novas regras de acesso à netCEM - Autenticação forte
Com o objetivo de melhorar a integração dos sistemas de pagamentos no espaço europeu, promovendo a sua eficiência e segurança, e de aumentar a proteção e os direitos dos consumidores, entrará em vigor a 14 de setembro a Diretiva de Serviços de Pagamento revista (DSP2) do Parlamento Europeu, complementada pelo Regulamento Delegado (UE) 2018/389 da Comissão de 27 de novembro de 2017, transposta para o Direito português através do Decreto-Lei n.º nº 91/2018 de 12 de novembro de 2018, aplicáveis a todas as instituições de crédito, e que obriga à autenticação forte nos serviços de pagamento online, reforçando a correta identificação do utilizador e da compra a realizar.
Assim, tenha em conta as seguintes alterações que ocorrerão entre 10 e 14 de setembro na netCEM:
- O Cartão Matriz deixará de ser utilizado na validação de operações, por não ser considerado um elemento de autenticação forte. As operações efetuadas nos canais netCEM passarão a ter de ser validadas através de SMS OTP (mensagem telemóvel), pelo que deverá assegurar-se de que o seu número de telemóvel se encontra devidamente associado ao seu contrato de adesão netCEM para poder receber os códigos de validação de operações por SMS; verifique esta informação na área pessoal da netCEM em “Alterar contacto do SMS token”;
- Só ficarão disponíveis para consulta os saldos e movimentos dos últimos 90 dias, bem como os dois últimos extratos combinados. Caso pretenda consultar extratos e/ou movimentos anteriores a 90 dias deverá solicitá-lo num dos nossos balcões. Aconselhamo-lo a ativar o envio de extratos por email, na área pessoal na netCEM, para receber mensalmente por email o extrato combinado com os movimentos referentes à sua conta;
- A cada 90 dias ser-lhe-á solicitada autenticação forte para acesso às contas (no login).
Com a implementação da diretiva os pagamentos online ficam mais seguros, minimizando o risco de fraude financeira, e os seus direitos enquanto consumidor saem fortalecidos.
Para mais esclarecimentos sobre a autenticação forte consulte a informação disponível no nosso aqui ou contate-nos através da Linha de Apoio ao Cliente 808 295 295.
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* Custos da chamada: 1º minuto: 0,07€. Minutos seguintes (ao segundo): (9h-17h) - 0,0277€
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