Quem Somos
A Nossa História
A Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa Económica Bancária, S.A. é uma instituição de crédito considerada caixa económica bancária, enquadrada no âmbito de economia social, cujo acionista único é a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH). Tem por objeto o exercício da atividade bancária, nos termos do princípio da equiparação das caixas económicas bancárias aos bancos, conforme consagrado no Regime Jurídico das Caixas Económicas.
A ideia da fundação da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo surgiu em 1883, pelo Governador Civil de então, Afonso de Castro.
Segundo Pedro de Merelim, esta ideia "dormiu" dez anos, tendo renascido em 1893, enveredando no sentido da sua concretização ao ser deliberado em Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, reunida no dia 3 de dezembro desse ano, criar uma Caixa Económica anexa à Santa Casa.
No dia 25 de fevereiro de 1894 foram aprovados, em Assembleia Geral, os respetivos estatutos da CEMAH.
A 26 de abril de 1896 foi fundada a CEMAH, sendo a Caixa Económica mais antiga dos Açores.
Com o passar dos anos, e devido ao crescimento progressivo do expediente, a primeira sede sita na Rua Direita começou a desenhar-se insuficiente para satisfazer as carências mais prementes pelo que, impunha-se a mudança para uma instalação mais ampla e adequada à realidade. Esta pretensão veio a concretizar-se no dia 18 de outubro de 1915.
O edifício onde atualmente se encontra a sede, na referida Rua Direita números 118 a 124, foi adquirido por escritura pública celebrada no dia 10 de agosto de 1920.
O edifício da sede da CEMAH sofreu obras de remodelação e adaptação até ao dia 20 de abril de 1925, data da sua abertura ao público.
A expansão foi iniciada em 1979, com a criação do primeiro balcão no concelho da Calheta, na ilha de São Jorge, cuja inauguração teve lugar no dia 8 de novembro.
Posteriormente, foi este edifício reedificado nos moldes em que atualmente se encontra, em virtude de ter sido destruído, quase por completo, pelo sismo de 1 de janeiro de 1980.
A sua inauguração veio a ocorrer no dia 30 de abril de 1982.
A 14 de dezembro de 1990 deu-se a integração da Caixa Económica da Sociedade Cooperativa Operária da Horta, atualmente o balcão da cidade da Horta, na ilha do Faial.
A 26 de janeiro de 1991, foi integrada a Caixa Económica de Angra, que tinha agências na Praia da Vitória e na Vila das Velas, em S. Jorge. O desenvolvimento da instituição continuou, tendo o balcão de Santa Cruz da Graciosa sido aberto ao público a 6 de agosto de 1991.
Posteriormente, a 2 de dezembro de 1998, foi inaugurado mais um balcão da CEMAH, na Freguesia de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira.
Em 2000, foi inaugurado mais um balcão, desta feita na Madalena do Pico.
No ano de 2002, abre o balcão dos Biscoitos, na ilha Terceira.
Em 2008 foi inaugurado o Centro de Clientes na Rua da Sé nº 13, em Angra do Heroísmo, tendo sido inaugurada as novas instalações da agência da Praia da Vitória no mês de dezembro do mesmo ano.
Em linha com o objetivo de crescimento traçado, em 28 de julho de 2011, a CEMAH inaugurou o seu primeiro balcão no Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores, na cidade de Ponta Delgada.
Em 2012 a CEMAH expandiu a sua rede comercial com a abertura de dois novos balcões, um em São Roque do Pico e outro no novo Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
No segundo trimestre de 2017, com o intuito de melhorar e modernizar a rede de balcões e por forma a manter a proximidade que tem caraterizado a relação com os clientes, foi encerrado o balcão do Hospital, dando este lugar a um novo balcão na Guarita. Procedeu-se ainda à alteração de instalações do balcão dos Biscoitos, para um espaço mais moderno, amplo e de fácil acesso, na mesma freguesia. A 5 de junho, Dia da Região, o Governo Regional dos Açores atribuiu à CEMAH a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola. A 3 de outubro foi inaugurado um novo balcão na cidade da Ribeira Grande.
A 6 de novembro de 2018, a CEMAH concluiu o processo de transformação em Sociedade Anónima. Esta alteração estatutária decorre do novo regime jurídico das Caixas Económicas (Decreto-Lei nº 190/2015 de 10 de setembro) que classifica a CEMAH como Caixa Económica Bancária, equiparada a Banco e, como tal, devendo adotar idêntica configuração jurídico-societária.