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Não Passes Cartão à Fraude

A CEMAH associa-se à Associação Portuguesa de Bancos (APB) na promoção da campanha nacional de sensibilização “Não passes cartão à fraude”, com o objetivo de alertar os cidadãos para os principais riscos de fraude nos pagamentos e promover comportamentos mais seguros no dia a dia.

 

Num contexto em que a utilização dos canais digitais continua a crescer, também as tentativas de fraude se tornam mais sofisticadas e difíceis de detetar. A campanha foca-se em três tipos de fraude particularmente comuns:

   -Phishing

Consiste no envio de mensagens (e-mail, SMS ou redes sociais) que imitam entidades legítimas, como bancos ou empresas conhecidas, para levar o utilizador a clicar em links falsos ou fornecer dados confidenciais.

Cuidados a ter: nunca clique em links suspeitos, confirme sempre a origem da mensagem e utilize apenas os canais oficiais do banco.

 

Trata-se da falsificação de números de telefone, endereços de e-mail ou sites, fazendo parecer que o contacto é legítimo. O objetivo é enganar a vítima para revelar informações ou realizar transferências.

Cuidados a ter: desconfie de contactos inesperados que pedem urgência, mesmo que aparentem vir do seu banco, e confirme a autenticidade através dos meios habituais.

 

Os criminosos utilizam dados pessoais roubados (como nome, morada, número de contribuinte ou dados bancários) para abrir contas, pedir créditos ou realizar operações em nome da vítima.

Cuidados a ter: proteja os seus documentos, não partilhe informações pessoais em plataformas inseguras e esteja atento a movimentos estranhos nas suas contas.

 

Com esta campanha, o setor bancário reforça o seu compromisso em apoiar os clientes e em aumentar a literacia financeira e digital da sociedade. A expressão “Não passes cartão à fraude” joga com o duplo sentido: rejeitar a fraude e, ao mesmo tempo, proteger o cartão bancário, símbolo de pagamentos, dinheiro e poupanças.

A iniciativa pretende envolver todos os cidadãos num esforço coletivo: adotar hábitos simples, como verificar a origem de mensagens ou chamadas, não partilhar dados confidenciais e confirmar sempre os contactos através dos canais oficiais do banco. Pequenas ações que tornam os pagamentos digitais mais seguros e reforçam a confiança no sistema financeiro.

 

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Constrangimentos app netCEM mobile

Estimado(a) cliente,

Têm sido registados alguns constrangimentos na utilização da app netCEM mobile, com impacto em equipamentos móveis com o sistema operacional Android, sendo que esperamos ter o problema ultrapassado num curto espaço de tempo. 

Caso verifique algum constrangimento no seu equipamento móvel, poderá continuar a aceder ao seu serviço netCEM a partir do nosso site, utilizando o seu número de utilizador e chave de acesso.

 

Lamentamos o transtorno causado e esperamos ser breves.

 

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